Acompanhando minha batalha...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Quanto vale a sua reputação?

Por quanto você venderia o seu nome, a sua reputação? Quanto vale a sua honra?

Ontem, o construtor me pediu para comprar umas barras de 3/4 de PVC e algumas conexões para fazer a ligação da torneira do jardim dos fundos. Como eu sabia que o outro pedreiro havia guardado um monte de conexões que haviam sobrado da hidráulica interna, eu resolvi dar uma olhada nas peças que poderiam ser aproveitadas antes de ligar para o depósito.

Como o pintor havia arrumado um dos quartinhos para poder passar a textura nas paredes, eu perguntei a ele se ele havia visto o saco com as conexões (umas 30 ou 40 peças ao todo) e ele disse que havia visto dentro de uma caixinha de isopor. Ficamos lá procurando por uns 5 minutos e não encontramos nada. Imaginei que alguém tivesse jogado fora durante a limpeza e deixei para lá. Afinal de contas, eu mesmo deveria ter tomado mais cuidado com as peças se elas fossem tão importante assim.

Hoje de tarde, quando eu passei na obra, um dos pedreiros veio me entregar a caixa de isopor cheinha de conexões. Daí, rindo, eu disse algo como "Ah, agora que essa coisa aparece! Agora eu já comprei tudo que precisava!" Eis que ele me responde: - Não, não. Não estava lá no quartinho não. O eletricista é que trouxe de volta!

Assim, eu soube que o eletricista que está trabalhando na obra simplesmente havia levado a caixa de isopor com todas aquelas conexões para casa! Tanto os pedreiros quanto os pintores vieram conversar comigo para dizer o quanto estavam indignados com a situação, pois eles temiam que eu pudesse suspeitar deles. Expliquei para todos que em nenhum momento eu havia nem imaginado que alguém poderia ter roubado tais peças e que eu só havia procurado por elas no dia anterior porque eu tinha certeza de que elas estavam lá, no meio da bagunça.

Obviamente fiquei extremamente chateado com o ocorrido por muitos motivos. O eletricista me parecia ser de muita confiança e sempre me dava muitas dicas a respeito da iluminação, interfone, etc. Eu o levei a loja de lustres para nos ajudar a escolher os spots, transformadores e outras peças. O material que ele levou para casa não deve valer R$ 50,00 e, sinceramente, eu nem lembrava ao certo do que havia naquela pilha de peças. E, bacana como ele havia sido conosco até então, eu não pensaria duas vezes antes de dar para ele todas aquelas peças caso ele tivesse me pedido.

Soube que ele apareceu na obra hoje, devolveu a caixa no quartinho, trabalhou por cerca de uma hora e foi embora. Provavelmente deve ter ficado envergonhado com a situação e não conseguiu encarar seus colegas de trabalho.

E assim, por menos de R$50,00, um homem - pai de família, avô, que trabalha na mesma equipe há mais de 5 anos - se sujeitou a passar por um vexame desse tamanho. Agora, fico com a pulga atrás da orelha: como eu vou saber se ele realmente utilizou todos os cabos que ele listou e eu comprei? Provavelmente, ele utilizou. Mas, por causa de uma pilha de peças plásticas sem valor, ele conseguiu nos deixar com a pulga atrás da orelha.

Sinceramente, nem a compra dos lustres me deixou muito feliz hoje. Eu fiquei extremamente triste e envergonahdo por ele. Fiquei pensando: como vou conseguir encará-lo amanhã? Fico pensando se ele, nesse momento, está morrendo de vergonha do que fez ou não...

Graças a Deus, foram pouquíssimos os problemas que eu tive relatar aqui  no blog ao longo de toda a obra. E nunca pensei que faria um relato dessa natureza...

Boa noite!

4 comentários:

  1. Faz parte! rs... Tem gente q não pensa! Por pouca coisa, perde uma reputação q levou anos para conquistar!Ontem mesmo, minha vizinha e eu, estavámos conversando sobre esse assunto de roubos na obra! E ela me disse q quando foram fazer a parte elétrica da casa dela, o eletricista pegou os rolos de fios fechado e trocou por vários fios emendados e só veio descobrir quando ela começou a usar. O problema só não foi pior, porque eles viram a tempo! Resultado: Eles tiveram q trocar toda a fiação do sobrado! Porque estava todo emendado! E não quis ir atrás do cara por medo!
    Melhor coisa, é quando podemos estar acompanhando a obra de perto! Evita q a pessoa venha pecar! Não tem coisa pior q perder a confiança em uma pessoa! Mas quando vemos q a pessoa está corrigindo seu erro e se arrependeu de verdade, precisamos pedir a Deus pra nos ajudar a confiar novamente na pessoa!
    Quem não erra nessa vida, né!?
    Um grande abraço!
    Td de bom!
    Fica na paz!!
    Izabel

    ResponderExcluir
  2. NOssa!!!
    Que situação heim!?
    Pelo menos devolvel né, se isso não acontece vc neim ia saber disso.
    Poxa, me deu pena, mas minha mãe sempre disse, quem surrupia um alfinete, surrupia qualquer coisa, e adeus confiança.

    Fique com Deus.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Alguma vez na vida passamos por esta situação mesmo...Acreditamos e confiamos na palavra do profissional e da pessoa e qto menos se espera vem a surpresa e a descoberta. Pelo menos ele deve ter pensado um pouco e se arrependeu de ter "levado" o material e resolveu devolver...Perde-se a confiança e ai a volta fica difícil !
    Até a próxima e obrigada pela visitinha !!
    PS: Passei lá hj de manhã e já começaram a levantar as paredes. Até sábado já deve estar bem adiantado (u-huu !!), depois posto lá no blog !!

    ResponderExcluir
  4. Pois é aprendi isso na minha reforma. O pintor me pediu pra comprar mais uma lata de latex branco, porque segundo ele a que eu comprei não daria. Comprei a bendita é não é que ele usou um tiquinho e levou o resto para ele sem falar comigo? Sem contar as histórias de eletricistas, etc, etc. Vivendo e aprendendo a lidar com esse tipo de coisa, que a gente não conforma né.

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem?

Muito obrigado por tomar alguns minutos do seu tempo para deixar aqui um comentário. Sempre leio todos.

Abraço!