Acompanhando minha batalha...

sábado, 9 de outubro de 2010

O que fazer com entulho da obra?

Com questão da sustentabilidade tão em pauta nos dias de hoje, eu ficava pensando em todo o entulho que a obra poderia produzir e se haveria alguma alternativa para diminuir a "pegada verde" da construção.

Felizmente, a obra foi bastante sustentável pelo alto índice de aproveitamento de materiais. Da casinha que foi demolida, por exemplo, os tijolos foram retirados com cuidado e hoje fazem parte dos muros de alvenaria aparente e que deixaram a entrada muito bonita.


Já o madeiramento do antigo telhado pôde ser aproveitado durante a obra, para a construção de fomras de colunas, por exemplo. Algumas vigas maiores e mais resistentes, foram até utilizadas em nosso telhado atual.
O próprio projeto de arquitetura aproveitou o desnível do terreno, criando a garagem no subsolo, o que exigiu pouca movimentação de solo durante as etapas de nivelamento de solo fundações.

Uma grande quantidade de entulho foi se formando durante o levantamento das paredes e colunas e muito desse material acabou preenchendo o contrapiso da garagem. Com isso, descartamos também a necessidade de buscar terra de outras construções, emitindo um pouco menos de CO2.

No terreno havia apenas um pé de laranja bem na área que seria a churrasqueira e que teve de ser cortado. E como iremos montar um jardim de 100m² nos fundos e outro de cerca de 20m² na frente da casa, acho que nisso também teremos um balanço positivo.


Ainda assim, uma montanha de madeiras, tábuas, pontaletes e afins acabou se formando. Na próxima semana um construtor passará na obra para retirar ese material que ele poderá aproveitar em sua própria obra.
Com isso, sobrará apenas o volume de uma caçamba para retirar entulhos. Pelo tamanho da obra, acho que o volume de entulho produzido não foi muto grande.

Um comentário:

  1. oi, Fabio:
    Eu tbem me preocupo com o problema do meio ambiente e a sustentabilidade e fico pensando na quantidade de entulho das obras também: um absurdo!! Até pensei em fazer o reuso da água da chuva mas por enqto está só nos planos mesmo. O sistema ainda é muito caro, com retorno a médio/longo prazo. Ainda acho q deveria haver uma lei com incentivo neste sentido (desconto no IPTU e beneficios).
    Aqui em frente de casa,estão construindo um predio de alto padrão e fiquei "amiga" do mestre. Eu consegui minhas madeiras para a caixaria com ele,pque o q se joga de madeira, não é brincadeira, peguei tubos de dreno q eles jogaram fora e assim q tem algum "lixo",ele me avisa. Mesmo assim, na obra já estamos vendo q sobrará entulho mesmo(inevitável), só estou orientando meu empreiteiro a utilizar td até o fim mesmo.
    O meu "problema" hj é a lama da fundação, ele precisa remanejar para os operários poderem trabalhar. Mas,pra td se dá um jeito. Estamos pensando numa solução !
    abçs

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem?

Muito obrigado por tomar alguns minutos do seu tempo para deixar aqui um comentário. Sempre leio todos.

Abraço!