Acompanhando minha batalha...

domingo, 13 de março de 2011

Comecei o trabaho de paisagismo

Olá, tudo bem?

Tenho visitado alguns dos blogs de vocês ultimamente e fico muito contente em ver o progresso em suas construções. Sei que em muitas obras os avanços não têm sido como o esperado, mas é assim mesmo pessoal. Paciência e mantenham o otimismo. Estão todos caprichando muito! Muitas vezes vejo o que vocês têm feito e fico pensando que eu deveria ter feito igual. Pena que não dá mais tempo!

Como havia mencionado anteriormente, iniciei o trabalho de paisagismo nos dois jardins: no da frente e no dos fundos. No da frente estou trabalhando eu mesmo. No dos fundos, mandei plantar um pouco de grama e algumas árvores frutíferas para dar início ao pomar: jabuticaba, mexirica, limão siciliano e acerola. Ah, tem também um pequeno pé de romã. Vamos ver como eles se dsenvolverão nas próximas semanas.


Na frente, plantei duas yuccas, um pândamo, algumas íris junto aos muros de tijolos e orquídeas bambu. Aos poucos está ficando com cara de jardim. Hoje eu aproveitei e plantei um pouco de grama amendoim que eu trouxe da casa antiga. E sempre que trabalho no jardim tenho uma ajudante: a Mel. Ela não ajuda lá essas coisas mas, muito ajuda quem não atrapalha.




Falando na casa antiga, as bromélias que aparecem na foto (vermelhas) também são da casa antiga. Preciso encontrar um lugar sombreado para continuar cultivando-as aqui. Talvez no orquidário que decidimos contruir. Eu considerei o preço pedido pelo carpinteiro um pouco alto (R$ 2.200,00 só de mão de obra) mas acho que vai valer a pena. Será uma estrutura bonita, com 5 a 7 prateleiras e terá de 3m por 4m, no formato de uma casinha. Será a atração principal do jardim dos fundos e por isso não poderia ser feito de qualquer jeito. Instalaremos ele no lugar dessas telhas na foto abaixo, bem no meio do jardim.


Espero que as orquídeas gostem. Hoje, elas estão nessa área improvisada, meio escura, sem muito sol.


Aproveitando minhas idas as lojas de plantas, comprei uns vasinhos de areca para dar uma ânimo nos lavatórios. Vejam como ficou o lavabo:


Bom, por hoje é isso. Espero ter tempo - e energia - para terminar logo os jardins, ao menos o da frente.

Um grande abraço a todos,

Fafabio.

11 comentários:

  1. Oi...Estou pela primeira vez te visitando e já me apaixonei por tudo que vi, parabéns!
    E admiro muito quem gosta e sabe cuidar de plantas! Vai ficar lindo com certeza!
    Beijos azuisss

    ResponderExcluir
  2. Ola Fabio,
    Sou uma seguidora nova...já comentei no post anterior...voce esta de parabens...estava anciosa com seu proximo post...muito carinhoso o jeito que trata as plantas...eu adoro plantas...parece que vc tem intimidade, pois fala os nomes de cada uma...tambem terei um imenso jardim para fazer, estou construindo uma casa rural, já estou no final, vidro, pintura e paisagismo...
    Vou usar a grama esmeralda, o que vc acha?
    é uma grande extensão, tenho de frente 210m2 que será jardim...e nos fundo quero plantar muitasssss arvores, frutiferas e ornamentais...
    O verde é a moldura da casa...mesmo que seja uma casa urbana...moro em São Paulo, em apartamento, mas a varanda é uma mini selva, tenho até uma hortinha de cheiros...
    Sorte com seu jardim...
    Boa semana

    ResponderExcluir
  3. Lindas plantas! Adoro! Hj tenho poucas (mudei pra apto), mas estão sempre em ordem, até qdo minha vida não está. Delas, não abro mão.
    Parabéns pelo capricho!
    Flávia - Reformaemtemporecorde.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabio...
    Vi que vcs já se mudaram para o novo endereço!.. Muitas felicidades na nova casa.. e aos poucos ela vai ficando mais linda e aconchegante..
    O jardim vai ficar um espetaculo.
    Patricia

    ResponderExcluir
  5. oi, vi que passou lá em casa! que bom que não nos abandonou! a luta com o pedreiro esta grande por lá, mas não vamos desistir! também estou super ansiosa para começar o meu jardim! também quero frutíferas nos fundos...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. o que lhe dara energia e fara com q vc arrume tempo ate d madrugada, eh vc ver as plantinhas lindas e crescendo.
    adooro plantas, minha mae tambe, por enquanto meu quintal ainda esta acimentado, mas logo dara lugar p um lindo gramado cheio de plantas e flores.

    ResponderExcluir
  7. oi, Fábio !!
    Esperei para ver seus jardins e acho q ficarão lindos !!! A casa fica com outra "cara" mesmo... Na minha (não sei se te falei) por conta do DEPAVE terei q plantar 9 árvores no terreno e ainda vai demorar mas vou te chamar para ser meu paisagista, viu ?? Pelo jeito vc leva mais jeito q eu !!!
    até a próxima !!

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu projeto paisagístico Fafabio...vc é um profissional...vai ficar maravilhoso ambos os jardins.
    Abç

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Belo trabalho Fábio!! Vai ficar um encanto seu jardim, parabéns!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fábio, está a ficar uma beleza, a casa. Agora com o projecto paisagisto, vai ficar um encanto. Um óptimo dia para ti.

    ResponderExcluir
  11. oi, Fábio:
    Infelizmente o jardim de inverno não é tão grande assim para fazer um lago com carpas....se bem q pensando aqui com meus botões terei espaço na parte externa...quem sabe ???
    Obrigada pela visitinha e sempre te acompanhando viu ??
    Até + !!!

    ResponderExcluir

Olá, tudo bem?

Muito obrigado por tomar alguns minutos do seu tempo para deixar aqui um comentário. Sempre leio todos.

Abraço!