Acompanhando minha batalha...

domingo, 31 de outubro de 2010

Numeração da casa em mosaico

Lembrei de uma compra que precisarei fechar em breve: a numeração da casa. Estava pensando em uma numeração de mosaico, como nas fotos abaixo.

Gostaria de saber se alguém conhece alguma artista que faça essas peças. Eu encontrei algumas pessoas na internet mas, sabem como é: nada como ter a referência e a recomendação de alguém.


Coloquei aqui alguns exemplos que achei no Google Basicão! Acho uma forma bem diferente de se personalizar a casa, sem faze rnada muito chamativo e quebra um pouco a seriedade de qualquer fachada.


Abraços!



Olá pessoal!

Primeiramente, mais um grande abraço a todos que têm acompanhado as obras e sempre têm deixado seus recados por aqui, tanto os "velhos de casa" quanto os novos seguidores. É muito confortante saber que a casa está ficando bonita na opinião de vocês que nos visitam. Dá uma boa sensação de que todas as horas gastas na escolha e busca de cada peça valeram a pena.

O post de hoje não tem nenhuma foto porque os trabalhos dos últimos dias tem sido concentrado em pequenos detalhes (fazendo arremates de colunas, lixando muros, retirando respingos de chapiscos e lixando paredes internas). O eletricista está quase terminando de passar os fios no piso social também (o piso dos quartos já está todo completo). Em breve comprarei as tomadas. Ele me recomendou comprar da linha PIAL PLUS. Além dos produtos apresentarem boa qualidade (não desmontam com facilidade na hora da instalação e não amarelam) os produtos NÃO SAEM DE LINHA, ou seja, futuras alterações ou manutenções não deixarão uma ou outra tomada destoando do conjunto. Achei essa dica do eletricista Daniel (8290 3228) bem interessante.




Da minha parte, gastei um tempão sábado para limpar a bancada de mármore da cozinha, retirando o papelão antigo e aspirando os restos de gesso deixados pelo gesseiro.

Amanhã, véspera de feriado, estarei lá de novo para recobrir a bacanda com papelão e plástico bolha novos. Vou tirar algumas novas fotos da obra e posto logo em seguida.

Abraços a todos e espero que tenham todos votado com consciência, independentemente do candidato escolhido!

domingo, 24 de outubro de 2010

Entulho indo embora

Dei uma passada na obra sábado e tive uma surpresa ruim e outra agradável. A parte boa é que quase todo o entulho havia sido removido. Aqui abaixo, duas fotos comparando o antes e o depois da área em que ficava o material.



Uma grande parte do material que estava ness pilha imensa poderá ser reaproveitado. Nós doamos as madeiras par aum conhecido de nosso construtor. Tudo que ele teve de fazer foi vir buscar o material na pick up dele. E tinha bastante madeira boa.


O fato negativo foi ter constatado que o batente da porta pivotante estava do mesmo jeito e que o técnico ainda não havia nem passado na obra. Tive de ir a loja reclamar e o vendedor me disse que entraria em contato na segunda-feira para me passar uma posição a respeito. Dessa forma, tenho de retirar da lista de forncedores recomendáveis a SUPERMAD. Infelizmente, é nessas horas de pós vendas que vemos quais as empresas que respeitam seus clientes.

Bom, como visto em uma das fotos acima, com a remoção do entulho, a lateral da churrasqueira pode ser rebocada. Em breve, essa área receberá também a escada para o acesso ao jardim.


E, como havia dito no post anterior, finalmente estão trabalhando no acabamento das colunas dos muros dos fundos. Começaram a lixar as paredes de tijolos e a retirar os respingos de massa para queimar o cimento e deixar tudo lisinho. Apesar do atraso na entrega, não posso reclamar da falta de cuidado nos detalhes e da dedicação dos operários.


Bom, por hoje é isso. E mais uma vez, obrigado pelos comentários e a todos os novos (e velhos) seguidores, acompanhando nossa labuta.

Ah, por falar nisso, Denise: preciso saber se vc tem o contato da empresa que fez o transporte de suas árvores. Tenho umas árvores aqui em casa que eu quero tentar levar para a casa nova mas não acho nenhuma empresa que faça isso. Se puder me passar, agradeço!

Abraços!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Algumas novidades

Pouca coisa mudou desde a última postagem com fotos da obra. O piso da churrsaqueira foi instalado, os pintores deram uma pausa e estão trabalhando mais é na remoção de entulho e de madeiras / tábuas / pontaletes. Isso tomou praticamente a semana toda e ainda não limparam tudo.


Passando na obra, aproveitei para colar uns adesivos protetores onde algumas maçanetas estavam batendo na parede. Comprei os adesivos da 3M, que podem, inclusive, serem utilizados em gavetas, para evitar que elas se fechem completamente e minimizando algum eventual acidente ou diminuindo o barulho de batidas. Algumas maçanetas já estavam ficando riscadas e achei melhor colar logo os protetores, mesmo que tenha de retirá-los e reinstalá-los depois.


Na parte externa da casa, o pessoal fez um buraco na muretinha para que o relógio de água pudesse ser vizualizado pelos técnicos da SABESP.


Ainda falta o acabamento mas achei a solução bem simples e engenhosa. É um simples cano de PVC que age como "guia" e somente o relógio fica exposto.


E hoje, eu passei na Leroy Melin e comprei os tozetos que serão colocados na calçada, já que ela será feita de cimento simples escovado (a prefeitura de Santo André acabou de aprovar uma nova lei sobre calçadas e passeios e o material permitido ainda não é 100% certo. Para não corrermos riscos de ter de refazer a calçada, optamos por uma saída mai garantida).


E finalmente, parece que os muros dos fundos receberão acabamento e finalização. Só falta o cimeto ser natado e os tijolos serem lixados para receberem silicone.


Eu vou comprar a tinta para pintar os portões e grades. Não sei ainda se pinto de branco ou de preto. Acho portão preto mais bonito. Mas as janelas e vidros de casa têm o acabemento e moldura brancas, assim como os acabamentos dos telhados.

Fiz o orçamento das calhas que restavam (nos telhados novos como na entradinha da casa, na churrasqueira, etc) e em todos os muros para que a água não fique escorrendo depois da chuva. Mais de R$3.500,00... Mas isso já inclui também um rufo novo para a casa da vizinha, que está tendo vazamentos por causa do aumento da vazão de água quando ac huva bate na nossa parece. Não é nossa obrigação fazer isso mas, os vizinhos têm sido muito legais com a gente e eles têm quebrado um galhos muito grandes. Só em um deles, ele snos ajudaram a economizar cerca de R$2.500,00!

Essa semana o pessoal vai fazer a calçada e acho que terei boas fotos para postar mais progresso. E Denise, estou pensando na minha lista de "DOs & DON'Ts" e post ele ao longo dessa semana, OK? Estamos quase lá...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Luz!

Comecei a pesquisar os lustres a serem utilizados. Hoje dei uma passada na C&C e, mesmo a loja não sendo especializada em lustres, as opções eram bem variadas. Na sala de estar, acho que vou colcoa rum modelo bem simples, pois a iluminação em si vai ser feita pelos spots embutidos no forro.


Achei uma matéria sobre lustres no site da Casa e Jardim . Muitos dos modelos não têm nada a ver com o estilo da nossa casa mas mesmo assim, acho que vale a pena dar uma conferida para inspirações.

Vi que a Phillips está com uma linha de lustres bem bacanas, de vários modelos. Sábado eu vou dar uma passada na Yamamura e se achar os lustres adequados já vamos comprá-los. Estou pensando neste modelo da Phillips para ser colocado sobre a mesa de jantar. E estou pensando em colcoar três peças deste modelo sobre a bancada.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Forro de gesso completo

Inicialmente, muito obrigado pelos vários comentários. Nesta (e em qualquer outra) etapa da obra, vocês erão que é sempre bom receber umas mensagen de apoio, principalmente quando as coisas andam um pouco devagar, com atrasos e tudo o mais. Muito obrigado mesmo!


O forro de gesso da área social está completo agora. Falta apenas aguardar uns 10 dias para secar completamente (mas agora o tempo resolveu mudar e ficar úmido) para poder ser selado, masseado e pintado.


Preciso comprar mais cabos para concluir a parte elétrica e depois vai ser só comprar as luminárias, tomadas, espelhos etc... Se alguém tiver alguma dica de loja, marca e modelo de tomadas e interruptores, agradeceria muito.



Na foto acima, o forro na sala de jantar, na parede que receberá o aparador. Na foto abaixo, a cano de PVC que descia pelo canto da parede agora foi coberto e prece mais uma coluna.



O piso da churrasqueira está pronto e já removeram quase todo o entulho. A obra está ficando cada vez mais limpa e organizada. Seguindo alguns colegas de obra, vou fazer um post sobre vizinhos também e de como eu tive muita sorte nisso também! Os meus foram muito bacanas e ainda estão sendo.Estamos fazendo muita sujeira nas casas deles mas eles nunca reclamaram, sempre foram pacientes e tenho certeza de que serão nossos amigos também.

Foto da churrasqueira, que acabou de receber o piso.

Infelizmente, no sábado, o carpinteiro que iria instalar a porta pivotante me disse que os batentes haviam empenado, em mais de 2,5cm cada um deles. Dessa forma, a instalação da porta teve de ser adiada. O vendedor da loja (Supermad Center) me prometeu que até sexta-feira as peças terão sido trocadas.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Forro da sala sendo montado

Dei uma passada na obra hoje de novo. Além de estarem (finalmente) limpando o entulho dos fundos, o pintor limpou as maçanetas das suítes e as colocou no lugar.



Além disso, estavam trabalhando na parte rebaixada da sala de estar. Acho que sábado estará tudo pronto para ser pintado.



E obrigado Bruna, Denise e Fabio pelos comentários!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Melhor vista do portão corrigido

Seguindo uma dica da Denise, resolvi tirar uma foto melhor do portão cuja altura foi corrigida, para ficar no mesmo nível do restante do gradil.


Outro ponto que precisará ser corrigido é a portinha existente no segundo portão da garagem.



Como a inclinação da rampa foi redeenhada para deixá-la menos íngrime, ela está agora enroscando na pedra e não abre totalmente.


Como se trata só de um canto próximo a parede, o piso será rebaixado e ficará um pouco desnivelado para que a porta possa se abrir totalmente.

Primeiras fotos do forro de gesso

Fiquei muito feliz com a visita de hoje à construção. Uma boa parte do forro de gesso já foi instalado: escritório, cozinha e despensa.

Na foto acima, a vista do escritório, que ficou bem mais iluminado com o teto branco.

Quando estive na obra, estavam trabalhando na área rebaixada da sala de estar. Além dessa última parte, fica faltando apenas uma parte da sala de jantar, em cima da parede onde ficará o aparador.


Na foto acima, o teto a cozinha. Os fios para iluminação ficaram expostos. Mas sinceramente não sei ainda se farei algo embutido sobre as bancadas ou uma iluminção mais tradicional e centralizada.
Na foto abaixo, vista de uma parte da cozinha (lado direito) e do pequeno hall que se forma perante a escada e a cozinha.

Na foto abaixo, detalhe do forro, quando o mesmo se encontra com uma das vigas expostas. Por recomendação da arquiteta, essas vigas serão pintadas em branco, para não se destacarem do teto. Como já existem muitos elementos na sala, ficaria poluído demais.

É possível ver também uma parte da escada, em cimento queimado.

Abraços.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O piso da garagem

Finalmente o piso da garagem começou a ser colocado. Com isso, faltam apenas a churrasqueira e a sala de bilhar para serem revestidos.


Como feito nos outroa ambientes, o Bahia continua caprichando muito (e reclamando muito também, dizendo que as placas têm medidas muito diferentes). No lado esquerdo da foto abaixo, o papelão encobrindo parte do piso já revestido.

Tomem muito cuidado ao comprar revestimentos pois essas diferenças de 0,5 ou 1,0mm podem parecer muito pouco mas em casos de junta seca (que não é o caso da garagem mas foi de toda a área social) acabam criando problemas na hora da instalação.

Hoje recebemos também as placas de gesso. A instalação começará amanhã e o seviço deverá estar terminado até sexta-feira.
Na foto abaixo, as laterais dos beirais e sancas.

domingo, 10 de outubro de 2010

Duas das moradoras da nova casa

Um post especial só para mostrar a Micah e a Mel, que também morarão na nova casa e que ganharão um quarto novo!

Mel é a weimaraner cinza e Micah é a vira-latinha pretinha.

Fico pensando quanto tempo elas levarão para se acostumarem com a casa nova.

Afinal de contas, a nossa casa tem quintal e jardins bem grandes e elas passam o dia inteiro correndo para cima e para baixo.


sábado, 9 de outubro de 2010

A parede vazada da escada

Como a Denise do Construindo Nossa Casa disse que se inspirou na parede vazada da nossa escada (obrigado pela menção honrosa Denise!!!), resolvi tirar uma foto mais atualizada dela.

É possível perceber um constraste maior entre a pedra e as laterais de cimento queimado com as paredes brancas, que estão recebendo a massa corrida para a pintura.

Nessa foto acima, também é possível ver todo o papelão que eu cobri mais uma vez pois em minha última visita, vi que alguns degraus estavam riscados.

O que fazer com entulho da obra?

Com questão da sustentabilidade tão em pauta nos dias de hoje, eu ficava pensando em todo o entulho que a obra poderia produzir e se haveria alguma alternativa para diminuir a "pegada verde" da construção.

Felizmente, a obra foi bastante sustentável pelo alto índice de aproveitamento de materiais. Da casinha que foi demolida, por exemplo, os tijolos foram retirados com cuidado e hoje fazem parte dos muros de alvenaria aparente e que deixaram a entrada muito bonita.


Já o madeiramento do antigo telhado pôde ser aproveitado durante a obra, para a construção de fomras de colunas, por exemplo. Algumas vigas maiores e mais resistentes, foram até utilizadas em nosso telhado atual.
O próprio projeto de arquitetura aproveitou o desnível do terreno, criando a garagem no subsolo, o que exigiu pouca movimentação de solo durante as etapas de nivelamento de solo fundações.

Uma grande quantidade de entulho foi se formando durante o levantamento das paredes e colunas e muito desse material acabou preenchendo o contrapiso da garagem. Com isso, descartamos também a necessidade de buscar terra de outras construções, emitindo um pouco menos de CO2.

No terreno havia apenas um pé de laranja bem na área que seria a churrasqueira e que teve de ser cortado. E como iremos montar um jardim de 100m² nos fundos e outro de cerca de 20m² na frente da casa, acho que nisso também teremos um balanço positivo.


Ainda assim, uma montanha de madeiras, tábuas, pontaletes e afins acabou se formando. Na próxima semana um construtor passará na obra para retirar ese material que ele poderá aproveitar em sua própria obra.
Com isso, sobrará apenas o volume de uma caçamba para retirar entulhos. Pelo tamanho da obra, acho que o volume de entulho produzido não foi muto grande.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

E as orquídeas?

Com as obras chegando ao fim, vou começar a correr para preparar um orquidário, mesmo que improvisado, para poder receber os vasos de casa na nova moradia. Como a casa nova não possui nenhuma árvore, é bem provável que tenhamos de contruir uma estutura para manter as plantas longe do sol direto. Abaixo, a placa de Catleya que abriu essa semana.


Provavelmente elas fiquem na churrasqueira até que a estrutura seja construída. Abaixo, os vasos que ficam embaixo de uma pequena árvore na nossa atual casa.

Uma alternativa seria o corredor lateral da cozinha, que com certeza não receberá sol direto. Mas nosso receio é de que uma estutura dessas deixe a cozinha escura demais, já que esse corredor só foi criado exatamente com o intuito de iluminar essa parte da casa...

Nesta última foto, as orquídeas fixas nonosso pé de ipê.